terça-feira, 12 de maio de 2009

Gripe Suina ou Gripe A...


Hoje eu e minha mãe acordamos gripadas (mas é gripe comum tá gente), então estávamos conversando dizendo que estamos na época de gripes, até que, entramos no assunto GRIPE SUÍNA. Então começamos a conversar, quando surgiram varias duvidas sobre essa tal gripe que está deixando muita gente assustada. Resolvi então fazer uma pesquisa sobre a tal gripe...

ENTÃO, O QUE É A GRIPE SUÍNA?

A gripe suína é uma doença infecto contagiosa ocasionada por uma variante do vírus. Influencia, o mesmo que causa a gripe comum. Apesar do nome, não é transmitida pelos porcos. O vírus que está causando as contaminações é uma mutação genética H1N1, que até então só eram detectados em porcos, por isso o nome gripe suína. Trata-se, possivelmente, de um vírus mutante, com material genético das gripes humana, aviaria e suína. Após o primeiro contágio, de porco para o homem, o vírus passou a ser transmitido de pessoa para pessoa, como uma gripe tradicional. O problema é que com uma intensidade maior.

COMO ACONTECEU A MUTAÇÃO DO VÍRUS?

As cepa de vírus que infectam humanos, aves e porcos podem infectar simultaneamente um suíno, quando isso acontece, o material genético se mistura nas células dos porcos, fazendo surgir então, uma nova cepa que reúne genes de vários tipos de vírus. Então os porcos infectados transmitem o virus para os humanos, mas o sistema imunológico não reage, pois não reconhece a ameaça causada pelo novo vírus.

COMO O VÍRUS ATACA A CÉLULA?

A proteína hemaglutinina se forma em espinho na superfície do vírus e se gruda numa célula do sistema respiratório, o virus então, é carregado para dentro da célula hospedeira, o RNA do vírus é liberado e ingressa no núcleo da célula hospedeira, feito isso o RNA do vírus passa a controlar o mecanismo da célula hospedeira produzindo novos RNA e espinhos de proteínas do vírus.

COMO ACONTECE O CONTAGIO DA GRIPE?

O vírus é transmitido como uma gripe comum, por meio de partículas de saliva e secreção nasal. É importante ressaltar que a gripe não é transmitida através da carne do porco, o alimento cozido em 70°C destroi qualquer tipo de microrganismos, o contagio acontece somente de humano para humano. Os sintomas começam a aparecer 4 a 5 dias após a infecção.

TEM RISCO DE MORTALIDADE?

O risco de mortalidade da gripe comum é de 0,5% a 1%. Já os vírus novos e mais agressivos como este, podem elevar os riscos, de 1% a 5%. O importante é saber que nos vírus comuns da gripe, as pessoas que mais apresentam complicações são aquelas com mais de 60 anos, pacientes com doenças renais, cardíacas e pulmonares. Os vírus mais agressivos como o da gripe suína, levam complicações a todas as idades, mesmo quando não há doença de base. Por ser mais agressiva, a gripe suína danifica a traqueia e os brônquios do paciente, podendo evoluir para uma pneumonia e para outras infecções bacterianas, elevando os riscos de morte.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

*Tosse
*Irritação nos olhos
*Coriza
*Dor de cabeça
*Febre alta e repentina
*Dores musculares e nas articulações.
*Pode ocorrer também vómitos e diarreia.

COMO SE PREVENIR?

  1. Cobrir nariz e boca com um lenço descartável ao tossir e espirrar, jogando o lenço numa lixeira em seguida.
  2. Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, ou com produto de limpeza à base de álcool.
  3. Evite tocar seus olhos, nariz e boca (especialmente após tocar em maçaneta, corrimões, etc.).
  4. Evite contato com pessoas infectadas, pois o vírus é transmitido de pessoa para pessoa.
  5. Se você ficar doente, fique em casa, não vá ao trabalho ou à escola
  6. NÃO PROPAGAR O PÂNICO
O QUE AJUDA A PREVENÇÃO?

Vitamina C- Alimentos como verduras e frutas ácidas como laranja, limão, morango, tomate, etc. Favorecem a produção de elementos de defesa do corpo
Vitamina A- Alimentos como cenoura , damasco, fígado, salsa, mamão e abóbora, ajudam na eliminação de muco e catarro, e protegem as vias respiratórias
Aguá- Facilita a expulsão do vírus e purificação das vias respiratórias. Os líquidos contribuem para hidratar o organismo e dificultam a sobrevivência do vírus.
Ar puro- Renovar o ar dificulta a transmissão do vírus. Evite ar condicionado.
Quentes- Bebidas quentes como chás, sopas, leite, alimentos temperados com alho, ajudam a aliviar a irritação na garganta ou a tosse.

OBS: esses tipos de prevenções também ajudam nos casos de gripes e resfriados comuns.

E O BRASIL?

O Ministério da Saúde informou, nesta segunda, que o Brasil tem 22 casos suspeitos da gripe H1N1, além dos oito já confirmados, sendo três no Rio. Em nota, o órgão afirmou que "não há evidências de sustentabilidade da transmissão de pessoa para pessoa da doença no país. O presidente Lula garantiu que o Brasil está tomando as medidas necessárias para evitar que o vírus se alastre.

CONCLUSÃO

Então conclui que a gripe suína é um vírus mutante, que se originou nos porcos e que tem os mesmos sintomas de uma gripe comum, mas é muito mais perigosa porque pode se evoluir para uma pneumonia levando a morte. As formas de prevenção é ficar atento e lavar sempre as mãos. Então temos que tomar bastante suquinho de laranja, limão, comidas com bastante alho, e evitar chegar perto de gringos.

RECADINHO DA NAH

Agora, não fiquem pensando que é uma gripinha qualquer, mas também, não precisa ficar apavorados, tá com duvidas? Passa no médico meu, não vai ficar tomando conclusões precipitadas. è uma questão de consciencia, se teve contato com gringos ou pessoas infectadas, vai lá e faz um exame. LEMBREM-SE PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR...


Fontes de pesquisa:
#http://jbonline.terra.com.br
#http://www.estadao.com.br
#Revista: Almanaque saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário