domingo, 18 de janeiro de 2009

Como assim, açaí engorda?


Hoje eu, meu namorado, e o primo do meu namorado estávamos conversando sobre comida, quando meu namorado fez um simples mas doloroso comentário :"-Eu tenho que comer açaí todo dia, por que açaí ENGORDA!" E eu fiz aquela cara de espanto,ai concerteza a minha casa caiuuu, porque eu não sabia que a minha fruta predileta engorda! :(
Nossa como assim, açaí tinha que ser justo açaí, e eu, não aceitando essa afirmação, vim procurar a resposta certa na nossa sábia internet. Veja só o resultado!


Conhecendo o açaí:

Açaí ou juçara é o fruto da
palmeira conhecida como açaizeiro, cujo nome científico é Euterpe oleracea.Pode ser consumido na forma de bebidas funcionais, doces, geléias e sorvetes. O fruto é colhido subindo-se na palmeira com o auxílio de uma trançado de folha amarrado aos pés - a peconha.Para ser consumido, o açaí deve ser primeiramente despolpado em máquina própria ou amassado manualmente (depois de ficar de molho na água), para que a polpa se solte, e misturada com água, se transforme em um suco grosso também conhecido como vinho do açaí. A forma tradicional na Amazônia de tomar o açaí é gelado com farinha de mandioca ou tapioca. Há quem prefira fazer um pirão com farinha e comer com peixe assado ou camarão e mesmo os que preferem o suco com açúcar (ainda assim, bem mais grosso que qualquer suco servido no sudeste).Nas demais regiões do Brasil, o açaí é preparado da polpa congelada batida com xarope de guaraná, gerando uma pasta parecida com um sorvete, ocasionalmente adicionando frutas e cereais, o que não é bem visto pelos habitantes da região Norte, que encaram a mistura como um desperdício de açaí. Conhecido como açaí na tigela, é um alimento muito apreciado por frequentadores de academias e desportistas.

Finalmente VALOR NUTRICIONAL:

Por 100g (cem gramas) de polpa:
Calorias: 247kcal
Proteínas: 3,8g
Lipídios: 12,2g
Fibra: 16,90g
Cálcio: 118mg
Ferro: 11mg
Fósforo: 0,5mg
Vitamina B1: 11,80
Vitamina B2: 0,36
Vitamina C: 0,01
Apesar do alto teor de gordura do açaí, trata-se em grande parte de gorduras
monoinsaturadas (60%) e poliinsaturadas (13%) , também presentes no abacate. Estas gorduras são benéficas e auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e melhoram o HDL, contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares como o infarto do coração.

TRADUZINDO:

Açaí é calórico, logo ENGORDA.“Trata-se realmente de alimento riquíssimo em gordura”, confirma a nutricionista Letícia de Oliveira Cardoso, professora de Nutrição Materno-Infantil da Universidade Federal Fluminense. O que o torna altamente calórico. É também uma boa fonte de cálcio e de ferro”, diz Letícia. O que quer dizer que em cada 100g que se consumir, 118mg são de cálcio — mais ou menos 10% das necessidades diárias de uma pessoa —, e 11,8mg de ferro.
Pessoas sedentárias, que não praticam atividades físicas com regularidade, correm o risco de engrossar a silhueta. E mesmo os desportistas precisam tomar certos cuidados.

MAS TEM UM LADO BOM:

A fruta repõe energias. Tomar açaí antes de malhar, por exemplo, significa dar ao organismo dois trabalhos: gastar energia com o exercício e com a digestão. “Trata-se de um bom repositor de perdas energéticas. O que quer dizer que é melhor quando consumido após competições”, diz. Dependendo do tipo de esporte que se praticar, no entanto, é preciso cautela.

CONTRA INDICAÇÕES:

Halterofilistas, boxeadores e todo aquele que estiver submetido a uma dieta de baixos teores de gordura devem passar longe do açaí. Seus altos níveis de lipídios podem, inclusive, provocar reações de vômitos e náuseas em quem segue os rigores de uma alimentação rica em carboidratos e pobre em gorduras.
Ïdosos também têm tendência a perder a capacidade de produzir ácido gástrico. Ou seja, a digestão, com a idade, se torna mais difícil. E gorduras exigem um grande trabalho de digestão. Logo, para estômagos sensíveis, quanto mais ralo o açaí, melhor. Pode-se diluí-lo em suco de laranja ou mesmo água. E esquecer a granola, outra grande concentração de gorduras.

CONCLUSÃO:

Concluimos que AÇAÍ ENGORDAAAAAAAAAAA!!! :´(
Eu não acredito nisso! à.á
Preferia não ficar sabendo de uma tragédia como esta! Mas não será por isso que vou parar de comer meu saboroso açaí na tigela, com banana, morango, granola e mel!!!
^.^




57 comentários:

  1. Muito obrigada.
    Vc respondeu o que eu queria saber e de maneira clara e inteligente. Obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  2. valeu pela informação
    Agora estou certa de que realmente acaí engorda

    ResponderExcluir
  3. achei muito legal sua pesquisa , parabéns !
    sou de belém do Pará e não me imagino tomando açaí na tigela, com banana, morango, granola e mel!!! creeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeedo !! eu nao teria coragem de comer , mas se vc's tomassem o açai com farinhaa de mandioca , vc's iam adorar ! tenhoo certeza ! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um tem um gosto! O açaí na tigela, que você disse "creeeeeeeedo" é um ALIMENTO, por isso não deveria usar este termo, e tem sabor muiiiiiito bommmmmmmmmm!!!!!!!! Portanto, respeite as tradições de cada região, não vou usar este termo, pois valorizo o ALIMENTO, mas também o Sudeste, poderia usar este termo. Portanto, antes de se manifestar como uma patricinha, pense nas pessoas que não tem o que comer antes de sair dizendo lorota.

      Excluir
    2. Concluindo, o açaí na tigela é uma delícia, e se vocês experimentassem, tenho certeza que iriam AMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAR, pois apesar de calórico, tem sabor Divino!!!!! Respeite as tradições de cada região antes de criticá-las.

      Excluir
    3. Voce tá falando de tradicão? Que tradição lesa? Se o açaí e exportado do norte pro restante do país. Caso seja pra falar em tradição, vcs teriam que ingerir o açaí com farinha de mandioca e Tambaqui frito, mas não, optaram por pegar o açaí e incluir um monte de "gororoba", acho que dessa forma vcs nem sabe realmente o verdadeiro sabor que o açaí tem (ja que colocam um monte de baboseiras).
      PS: incluir essas coisas num açaí, é o mesmo que pegar uma feijoada e acrescentar mel, xarope de guaraná e etc... Achou nojento?

      Excluir
  4. gente é verdade mesmoooo , comecei a tomar 400ml de açai por dia e em apenas 2 semanas ganhei um kg e meio em média!!!! Jah fiz de tudo pra engordar , inclusive tomar remédios, mas to conseguindo agora de maneira gostosa e natural...Mas pra quem não quer e nm precisa de uns quilinhos a mais....consuma com moderação!!!

    ResponderExcluir
  5. Várias pessoas me falavam do açaí, então resolvi provar... Não sei como tem gente que não gosta, agora eu sou fã de açaí !
    E como faço ballet eh uma boa pra mim, mas vou fazer o teste de tomar uma tijela todo dia pra ver o que acontece HAHÁ
    depois volto aqui e falo se engorda mesmo :)

    ResponderExcluir
  6. MEU MUNDO DESABOU CARA!!!
    PUT'Z agora sim já sei da onde surgiram esses pneusinhos a mais que estão surgindo em mim =[
    AÇAI TDO FINAL DE SEMANA SEM PARAR!!
    Agora já sei que devo manerar...

    ResponderExcluir
  7. ...
    sou viciado a nove anos...
    em tomar açai rsrs
    agora tenho uma barraca
    de açai,cada duas barras
    q bato para os clientes
    tomo um copo de 250ml
    e continuo magro ótimo...

    ResponderExcluir
  8. eu tomava açai todo dia tomavaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  9. engorda mas prefiro açai do que coxinha e coca cola

    ResponderExcluir
  10. nossa ñ acredito o açai é maravilhoso,agora entendi por q ñ consigo emagrcer

    ResponderExcluir
  11. Pois é gente, tive essa péssima confirmação de que o açai engorda mesmo e em 2 meses engordei 2,5kg, mas tava tomando todos os dias, agora só tomo nos fds e não engordei mais. Gosto muito com banana, granola e castanha. Fabuloso!!!

    ResponderExcluir
  12. É uma pena... Todo final de semana eu gosto de tomar uma tigela de açaí com banana e granola, agora vou ter que esquecer... Comecei a fazer essa pesquisa porque engordei aproximadamente 3 kg, investiguei a minha alimentação e vi que a única coisa a mais era o açaí, onde tomo de forma exagerada, ou seja, sexta, sábado e domingo. Esse final de semana eu não vou tomar, desde ontem já comecei uma reeducação e quando emagrecer esses 3 kg vou tomar açaí apenas uma vez por semana, vou escolher sexta, sábado ou domingo, sem exageros...

    ResponderExcluir
  13. Tudo bixona!! Eu como Acaí todos os dias há anos e nunca engordei...

    ResponderExcluir
  14. Poxa vida q interessante !

    é boum saber mas vcs estãpo reclamando de engordar e eu aki sofrendo para engordar : )

    mas é boum saber...bejinhos!

    ResponderExcluir
  15. Tenho açai, e so ligar que eu entrego,
    9452-3902
    Açai deliveri
    Bom apetite, rsrsrs,,,,,

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. Tenho um parente que tem 87 anos, e esta precisando engordar, esta pessoa pode tomar açai, sem ter alguma contra indicação, vc acha que ele consegue engordar, e não vai passar mal nenhum!

    ResponderExcluir
  18. Tomo acai ha 1 ano pois abri um negocio onde vendo o acai na tigela. Adoro e tomo umas 5 vezes por semana com morango, granola e coloco mel a cada colherada. Nao engordei nada. Acho que nao e o acai que ta engordando esse pessoal aqui nao!

    ResponderExcluir
  19. Gostei deste comentário como eu pratico esporte.
    Vou saboria quaser todos os dia.


    Obriga. ss giovani Guarujá SP.

    ResponderExcluir
  20. Nossa!!!!!!!!!!!!!! muito bem explicado adorei!!!

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. eh sempre bom sb das coisa!..eu como trabalho com açai eh melhor ainda!..
    gosteii mto...mas pensei q açai nao engordava!mas tbm
    nao vaqi c p isso q vo para d toma !!

    ResponderExcluir
  23. obaaaaaaaaaaaaaaa
    quero engordar mesmo............ kkkkk

    ResponderExcluir
  24. imbecil!
    "Halterofilistas, boxeadores e todo aquele que estiver submetido a uma dieta de baixos teores de gordura "
    de onde vc tirou isso???????

    ResponderExcluir
  25. quando comi o açaí pela primeira vez achei orrivel mas minha madrinha comprou um kilo só para eu esperimentar dinovo,agora estou viciada tomo açaí praticamente todo final de semana,tambem nao sabia que engordava agora estou bem informada OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  26. HEHEHEHE, QUERO ENGORDAR, AÇAI NA TIJELA GALERA!!!!!
    HEHEHEHEHEHEHEH, OBRIGADA!!!

    ResponderExcluir
  27. Aii meu Pai tomava igual agua, mas nunca senti diferença não, devo num engordar de ruindade kkkkkkkkkk da nada morro gorda , mas morro feliz!!!!

    ResponderExcluir
  28. Mas é claro que engorda! Ou vocês não perceberam que a maioria dos paraenses são gordinhos? Eu sou paraense e sei disso! Nós, aqui no Pará, bebemos açaí bem grosso, e não essa "água" que vocês do sul-sudeste tomam, e com essas misturas todas, bebemos só o AÇAÍ!
    Com certeza, engorda! Mas, nada que uma boa malhação não resolva!
    Rubens Nazareno de Belém do Pará

    ResponderExcluir
  29. era o que eu estava porcurando obg

    ResponderExcluir
  30. obrigada pela resposta , mas ja sou gordinha e sei que nao vou continuar consumindo açai como antes que pena rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  31. O problemaaa não é o açai gente, eu adorooo açaí e da uma reposição energética violenta , acho que ta faltando esse povo sem vergonha encarar uma academia e definir o corpo..cambada de preguiçososss !!! Faça igual a mim .. academiaaaa sempre!!!

    ResponderExcluir
  32. Puxa... açai engorda.. e agora que quero emagrecer como vai ser as minhas refeições? acho que vou tomar e não comer-lo com farinha. acho bem melhor..:-)Greice kelly

    ResponderExcluir
  33. Eu não acredito que a injestão de açaí engorda!Acho até que auxilia na perda de peso,lembrando que a quebra das moléculas de gordura boa é muito mais fácil e vantajoso para quem está de dieta!Se injerir 500 ml de açaí aproximadamente 900 calorias,em uma hora de exercícios aeróbicos(natação,esteira,bicicleta)perderá todas as calorias do açaí rapidamente,já se ingerir apenas um hamburguer de 250 calorias vai ter de fazer três horas de aeróbico em um dia ou levará dois dias dividido em uma hora e meia,cada dia de aeróbico,para perder as calorias ingeridas em um hamburguer!

    ResponderExcluir
  34. Açaí puro batido com guaraná natural diet é a melhore opção,substituir uma refeição fica legal!Ex:Quando tomar açaí prefira subastituir por uma das refeições principais,lembrando que no Pará o açaí faz parte da refeições diárias e a maioria lá não é gordo!

    ResponderExcluir
  35. HUUUMMM...É PQ VCS NUNCA TOMARAM O AÇAI COM LEITE NINHO,LEITE CONDENSADO,OVOMALTINE E MORANGOS....HUUUUM

    ResponderExcluir
  36. Logo eu que moro no amapá uns dos alimento mais apreciado aqui com farinha e agora sei que engorda ta ruin a situação mais e so nao come muito e pratica exercicio que nao engorda nao. E bom pra mim pois fasso academia. Nao tem nada bom do que um açaí com farinha e um charque frito

    ResponderExcluir
  37. e ai ? purpura bacca é indicado para emagrecer, ate onde sei é o próprio açai, e agora ?

    ResponderExcluir
  38. Quem fala que emagrece e burro demais, açai e caloria pura aff.

    ResponderExcluir
  39. do jeito que se toma ele em outros estados , com certeza engorda , sou paraense e estou acostumada a tomar todos os dias com farinha de tapioca e adoçante e ñ engordei e aqui tbm se toma com farinha de mandioca e o que faz a pessoas engordarem!

    ResponderExcluir
  40. Açaí em si não engorda tanto assim. Agora a farinha de mandioca, açúcar fazem com que fique muito mais calórico. E "açaí na tijela"... Putz. Vocês pegam nosso açaí e transformam nessa gororoba... '-'

    ResponderExcluir
  41. Hummm... fiquei decepcionada com a verdade desse esclarecimento tão bem apresentado ! É que no verão não tem nada melhor que o acaí com o xarope de guarana . E sou bem sedentária ! Presiso reagir urgente !

    ResponderExcluir
  42. gente!!!!!!!!!!! e eu me acabando de tomar açaí aqui na loja, nunca mais farei isto, somente uma vez por semana e olhe lá.

    grata

    ResponderExcluir
  43. Na Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO elaborada pelo NEPA – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da UNICAMP, o Açai em polpa preparado com xarope de guaraná e glucose, tem 110 Kcal por 100 gr. Em uma pesquisa na internet ví que estes número que você apresenta se repetem em vários sites e blogs, como alguma publicação que foi multiplicada e reproduzida por internet afora. Confio muito na tabela no Nepa e creio que este valor calórico apresentado pelo açai refere-se as bombas de Açai na tigela com todo tipo de ingrediente que é acrescentado por lanchonetes por ai.

    ResponderExcluir
  44. Adoro, açaí!!!!
    Gente, é só praticar um exercício físico!
    E Açaí é muito rico, bom pra saúde!
    Obrigada pelos esclarecimentos!

    ResponderExcluir
  45. Nuh acredito :( como um dia siim e um dia não. mais n vou deixar de comer #fanática.

    ResponderExcluir
  46. Essa tabela nutricional a qual vocês estão se referindo é do açaí que é comercializado em quase todo o Brasil (com xarope de guaraná, açúcar, ...) e não o açaí do Pará (puro... somente a semente de açaí btida com água) que é muito mais saudável e, esse sim, bom.para quem malha!

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde. O açaí nao engorda, o que faz a pessoa engorda é a farinha!!!

    ResponderExcluir
  48. o açai nao engorda ele fica sempre do mesmo jeito,quem engorda somos nos

    ResponderExcluir
  49. o açai nao engorda ele fica sempre do mesmo jeito,quem engorda somos nos

    ResponderExcluir
  50. O açaí engorda misturado com xarope de guaraná ou açucar, açaí puro, aqui do pará, tem apenas 67 calorias por porção de 100 gr, açaí bom mesmo é com farinha de mandioca e pronto...

    ResponderExcluir
  51. Moro em Belém do Pará . Tomo diariamente 1/2 litro de açaí médio há mais de 20 anos . É minha janta . Me sinto bem de saude . Estou com 60 anos . Tomo puro adoçado só com um pouco de mel . E olhem que o açaí consumido aquí não é água de açaí . É um açaí com teor de solidos bem maior do que o que é consumido em outras regiões do país . Nunca aumentei sequer um grama de peso com tal consumo . Portanto acho que açaí não engorda .

    ResponderExcluir
  52. Moro em Belém do Pará . Tomo diariamente 1/2 litro de açaí médio há mais de 20 anos . É minha janta . Me sinto bem de saude . Estou com 60 anos . Tomo puro adoçado só com um pouco de mel . E olhem que o açaí consumido aquí não é água de açaí . É um açaí com teor de solidos bem maior do que o que é consumido em outras regiões do país . Nunca aumentei sequer um grama de peso com tal consumo . Portanto acho que açaí não engorda .

    ResponderExcluir
  53. Gente açaí é o melhor alimento do mundo...tenham certeza disso...

    ResponderExcluir
  54. A gente é uma pura tristeza saber disso ' eu sou magra mais tenho a barriga grande de tanto tomar açaí ' eu amo demais , como no almoço é janta todos os dias. Quero ficar fitness mais tá difícil ����

    ResponderExcluir